Cupins de madeira seca podem causar diversos transtornos, desde o ataque a pequenas peças de madeira, portas, móveis e livros, até o comprometimento de estruturas de madeira, como vigas, colunas, caibros, madeiramento de telhados etc.


O controle químico é a solução mais eficiente para prevenção e controle de infestações de cupins de madeira seca. Entretanto, o nível de eficácia do tratamento químico está diretamente relacionado com a escolha do produto cupinicida e sua correta aplicação.


Siga as dicas abaixo e obtenha os melhores resultados com os cupinicidas da DIPIL:


1. Tratamento preventivo

a) As peças de madeira a serem tratadas devem estar prontas para receber o acabamento (tinta, verniz, cera etc.), ou seja, já serradas no tamanho e formato final e lixadas;

b) A calda cupinicida deve ser aplicada sempre antes da aplicação do acabamento, pois este cria uma barreira que impede ou dificulta a penetração da calda cupinicida na madeira, comprometendo a eficácia do tratamento;

c) O acabamento final deve ser aplicado apenas após as peças de madeira tratadas estarem completamente secas.


Formas de aplicação:


- Imersão: consiste na imersão das peças de madeira em um tanque de tratamento contendo a calda cupinicida. O tempo de imersão deve ser determinado em função do tamanho da peça (quanto maior a peça, maior o tempo de imersão) e do poder de penetração da calda cupinicida em sua superfície. As peças tratadas devem secar à sombra, em ambiente bem ventilado.

- Pincelamento: consiste na aplicação da calda cupinicida com o auxílio de um pincel ou broxa. Deve-se proceder o pincelamento com cuidado para que todas as superfícies das peças tratadas sejam cobertas com a calda cupinicida em abundância. As peças tratadas devem secar à sombra, em ambiente bem ventilado.

- Pulverização: consiste na aspersão da calda cupinicida sobre as peças de madeira com o auxílio de um pulverizador, ajustado para baixa vazão. Deve-se pulverizar todas as superfícies das peças até o completo molhamento. Caso a madeira absorva rapidamente a calda aspergida, deve-se proceder uma segunda aplicação. As peças tratadas devem secar à sombra, em ambiente bem ventilado. 



2. Tratamento curativo

Se a peça de madeira a ser tratada está coberta por tinta, verniz, cera ou outro tipo de acabamento, a aplicação do cupinicida por imersão, pincelamento ou pulverização provavelmente não proporcionará controle efetivo da infestação, pois a penetração da calda cupinicida será reduzida. Nesses casos, recomenda-se a aplicação por injeção:


- Injeção: consiste em injetar a calda cupinicida diretamente na peça de madeira através dos orifícios abertos pelos próprios cupins e/ou orifícios perfurados com brocas de pequeno diâmetro. A injeção pode ser realizada com o auxílio de seringas e/ou injetores manuais específicos para esse fim, objetivando atingir todas as galerias construídas pelos cupins.


Se a peça de madeira tratada por injeção não possuir acabamento, deve-se complementar o tratamento com uma aplicação externa através de pincelamento ou pulverização, cobrindo toda sua extensão.


Além das dicas acima, lembre-se sempre de seguir as instruções do rótulo e utilizar o EPI indicado durante a preparação e aplicação da calda cupinicida.

21/01/2021