Seja nas áreas rurais ou urbanas, os animais peçonhentos são os mais perigosos animais que podemos encontrar. No Brasil, são considerados peçonhentos os bichos que possuem veneno e o utilizam como dispositivo de defesa ou caça.
A seguir, confira os 4 animais mais perigosos desta categoria para tomar cuidado caso encontre com eles:
Taturana ou Lagarta de Fogo
De nome cientifico Lonomia Obliqua , estas lagartas medem de 6 a 7 cm de comprimento e possuem coloração marrom-claro-esverdeada, com três listras longitudinais de cor castanho-escuro. Seu corpo é revestido de espinhos ramificados que pode ser uma toxina poderosa com propriedades anticoagulantes.
Durante o dia permanecem agrupadas nos troncos de árvores, camufladas. O contato acidental de pessoas ou animais com seus espinhos pode gerar acidentes graves, causando dor e queimação seguida de vermelhidão, inchaço, calor, mal estar, cefaleia, náuseas e vômito.
Em alguns casos podem ocorrer manifestações hemorrágicas, entre 8 a 72 horas após o contato, sendo as mais comuns manchas escuras pelo corpo, sangramento pelo nariz, gengivas, urina e em ferimentos recentes. Os casos mais graves podem evoluir para insuficiência renal aguda e morte.
Aranha Marrom
A coloração da Loxosceles Spp. varia entre diversos tons de marrom, elas podem atingir até 4 cm de envergadura, são bem adaptadas a ambientes urbanos, sendo encontrados com frequência em residências. Suas teias são irregulares, geralmente postas em cantos e frestas. Este tipo de aranha é mais ativo durante a noite. Durante o dia buscam abrigo em locais protegidos e escuros. Elas não são agressivas e tendem a fugir quando incomodadas. Os casos de picadura de aranha marrom geralmente ocorrem quando elas são acidentalmente comprimidas contra a pele. Essa situação que pode acontecer ao vestir uma roupa ou calçado e até mesmo durante o sono, ao virar sobre uma aranha na cama.
A picada é pouco dolorosa e muitas vezes pode passar despercebida. Após a picada da aranha, as mudanças locais mais comuns são: dor local, queimação, vermelhidão, mancha roxa, inchaço, bolhas, coceira e intumescimento. Dias após a picada, podem ocorrer outras alterações como necrose local, dor de cabeça, mal-estar geral, náusea, dores pelo corpo e, em casos mais graves, insuficiência renal aguda, devido às propriedades hemolíticas do veneno.
Aranha armadeira
As aranhas desta espécie apresentam cor marrom acinzentada e podem chegar a 15 cm de envergadura. Habitam ambientes com vegetação abundante, como áreas de mata, terrenos baldios e, eventualmente, jardins. São solitárias e muito ativas à noite, abrigando-se durante o dia em locais protegidos e escuros. Sua alimentação é baseada em insetos como moscas, grilos, mosquitos, between other.
A Phoneutria Nigriventer, não faz teia e apresenta comportamento bastante agressivo quando acuada. Quando atacam, estas aranhas levantam os dois pares de pernas dianteiras e explicam suas quelíceras, apoiando-se nas traseiras, podendo saltar para atacar. Seu veneno possui ação neurotóxica e gera dor intensa, que se irradia por todo o membro ou região da picada. Sua picada é considerada perigosa, principalmente para crianças e idosos.
Escorpião amarelo
São predadores extremamente bem adaptados aos ambientes urbanos, onde se alimentam de insetos, principalmente baratas de esgoto. O nome cientifico o escorpião amarelo é Tityus Serrulatus . Eles apresentam tronco escuro, patas, pedipalpos e cauda de coloração amarelada, sendo que o 4º segmento da cauda possui uma parte serrilhada. Costumam se abrigar sob entulho, peças de concreto, pedras, tijolos, madeira, etc.
O escorpião amarelo se reproduz por partenogênese, ou seja, não é necessária a fecundação do óvulo por um macho. Esta característica, combinada com sua facilidade de adaptação a diferentes tipos de ambiente, favoreceu sua dispersão em áreas urbanas. Sua picada é extremamente dolorosa e seu veneno possui ação neurotóxica. A picada pode ser letal, dependendo da quantidade de veneno injetada e das condições de saúde da vítima. O risco de acidentes fatais é maior com crianças, idosos e pessoas debilitadas.
Lembre-se que em caso de acidente com animais peçonhentos, é indicado procurar o Serviço de Saúde imediatamente!